Translate

terça-feira, 3 de março de 2009

Leitão à Galvão

Com vontade de experimentar assar um leitão em casa, andava o Galvão, já há algum tempo.Num dia destes fomos ao Modelo e estavam em promoção, não foi tarde nem foi cedo, foi limediato, aí vem leitão.
Como se faz como não se faz, resolveu ir pesquisar na net, mas um dos conselhos que viu num dos sites que visitou foi: "o melhor é preparar outra altenativa no caso de não sair bem".
Mas não foi preciso, estava uma maravilha e não durou muito tempo, o filho tratou , dele todo, quase todo.
Vamos ao que interessa, a receita, onde a tirou não sei, nem ele sabe, tirou dicas daqui e dali , já tinha uma ideia de como se fazia, por ter visto um primo fazer, mas assado em forno de lenha.
Ingredientes:
- 1 leitão com 7,5 Kg
- 3 cabeças de alho
- 50 gr de pimenta branca
- 3 colheres sopa de banha
- 3 colheres sopa de sal
Começar por lavar bem o leitão e enxugar.
Amassar num almofariz os alhos , o sal, a banha e a pimenta.
Barrar o leitão só por dentro com este preparado.
Cozer a barriga do leitaõ com linha de cozinha e tapar a boca com papel de aluminio.
Levar ao forno na temperatura máxima cerca de 3 horas, em cima da grelha e o tabuleiro com agua por baixo para aparar os pingos.
A cada 30 minutos retirar o leitão e limpar a pele com um pano, chamam constipar o leitão, a finalidade desta operação é para pele ficar estaladiça.
No final é só trinchar o leitão e servir com umas batatinhas às rodelas e com uma salada de alface.

1 comentário:

  1. Boas, também apanhei uma promoção em leitões inteiros no Continente, e como aprecio um bom leitão, procurei na internet uma receita para o confeccionar. Inicialmente planeava partir-lo em partes mais pequenas e grelhar-lo, mas, após encontrar a sua receita, e como disse ter ficado tão bom decidi experimentar. O leitão era mais pequeno, tendo 5,5Kg mas ficou delicioso. Apenas tive de me conter em quantidades na pimenta branca colocando apenas cerca de 30 gr. Acho que ainda vou experimentar mais receitas do seu blogue, continue o bom trabalho.
    Cumprimentos,
    André Zunido

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua atenção volte sempre