segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Calda de Tomate

Aqui está a minha calda de tomate, que espero se conserve por algum tempo, o processo foi seguida à risca conforme indicação da Micas, fiz pouca quantidade, porque isto de arranjar  kilos de tomate é um pouco moroso e o tempo não chega para tudo e também como quero experimentar outros conservas e compotas, fiz apenas 1 Kg. A receita original está aqui.
  
   Ingredientes:

 
  • 1 kg de tomate 
  • 1 colher de café de sal

 

 
Descascar os tomates e tirar o máximo de sementes, espreme-los bem. Cortar em pedaços pequenos e levar  o lume mexendo de vez em quando, deixando ferver cerca de 1 Hora até reduzir para menos de metade. Não colocar água

 
Quando reduzir, passe tudo com a varinha mágica, para formar puré.

 
Colocar em frascos limpos e esterilizados,  que vedem bem (encher totalmente até ao bordo).

 
Levar ao lume uma panela alta,  com água e quando esta ferver,  colocar os frascos bem fechados, de maneira a que as tampas fiquem completamente cobertas com a água.

 
Deixar ferver em lume baixo,  cerca de 15 minutos. Apagar o lume e retirar os frascos só quando a água arrefecer.
 
Nota: O sal serve para ajudar a libertar a água do Tomate 
          Aconselho a usar frascos pequenos para quem  não tenha uma panela suficientemente alta para poder cobrir totalmente os frascos

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Atum Surpresa


Esta receitinha, saiu de uma pesquisa da filhota na net, imprimiu mas não colocou o site. Vou tentar saber e depois coloco.
Estava delicioso, claro que fiz algumas alterações mas a receita base mantive.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 4 latas de atum  (usei 1 grande (media) + 1 pequena
  • 250gr arroz (usei 350 gr de arroz carolino)
  • 1 lata de tomate pelado (usei tomate 5 tomates médios frescos)
  • 4 ovos cozidos (usei 3)
  • 2 cebolas (usei 1 grande/enorme)
  • 2 dentes de alho
  • 2 dl azeite  (não medi usei q.b.)
  • sal e pimenta a gosto

Começar por cozer o arroz e água temperada com sal e depois de cozido, passa-lo por água fria.
Entretanto colocar os ovos a cozer.
Picar  parte da cebola e os alhos e levar ao lume, num tacho,  com um pouco de azeite e deixar alourar.
Juntar o tomate pelado e deixar cozer em lume brando. Temperar com sal e pimenta e passar com a varinha mágica.
Fritar a restante cebola picada,  numa frigideira grande, com restante azeite.
Separar as gemas das claras  dos ovos já cozidos, picar as claras e juntar á cebola frita, misturar o arroz já cozido e envolver bem.
Colocar no fundo de uma travessa o molho de tomate, por cima o atum bem escorrido e desfeito e por fim o arroz. Decorar com as gemas picadas e acompanhar com  salada.

Nota: Como cozi arroz a mais, resolvi abrir mais 1 lata de atum (pequena)  junei um pouco de maionese e sumo de  limão. Antes de decorar com as gemas picadas,coloquei um pouco de bechamel por cima do arroz e por cima a mistura do atum com a maionese e só depois decorei com as gemas picadas.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Conserva de Feijão Verde

Uma maneira para conservar o muito feijão verde que tenho, aprendi com a Micas, aqui , mas algo não correu bem, porque enchi 3 frascos e acho que o unico que se vai conservar é este, , porque os outros 2 já os abri, pois estavam a ganhar uma espuma, ou ficaram mal fechados, ou então  foi de os colocar na panela deitados porque não cabiam ao alto. vamos ver se este se vai safar..... depois daqui a 1/2 meses logo digo alguma coisa.
Para cada kilo de feijão verde:


  • 1l de água 
  • 1 colher de chá de sal 
  • 1 raminho pequeno de segurelha (useu poeijos)

Lave o feijão, retire as pontas e corte ao seu gosto - rachado, pedaços grandes ou cortado fino para sopa. Lave os frascos e estrelize. Colocar dentro destes o feijão apertando bem. Numa panela leve a ferver a água com o sal e a segurelha. Deitar sobre o feijão até atingir o bordo do frasco e fechar bem. Levar ao lume uma panela alta com água e quando ferver colocar lá dentro os frascos bem fechados de maneira que fiquem completamente submersos, baixar o lume e deixar ferver 15 minutos. Apagar o fogão, deixando os frascos dentro da panela até a água arrefecer e criar vácuo nos frascos.


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tarte De Leite e Maçã

Esta tarte vi no cantinho da Marta aqui e resolvi fazer de imediato. Tinha umas maçãs, já a ficar velhas. Resolvi dar-lhe outro nome, porque é muito parecida com esta Tarte de leite , é só acrescentar as maçãs, embora a textura seja um pouco diferente.
Ingredientes:
  • 1 chávena de açúcar
  • 1 chávena de farinha de trio (usei c/fermento)
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 4 ovos ( só usei 3)
  • 3 maçãs
  • sumo de 1 limão (usei só 1/2)
  • canela em pó para polvilharmanteiga q.b.
Nota: Usei um copo de 3 ml Ligar o forno a 180º. Peneirar a farinha, o açúcar e a canela, para uma tigela alta. À parte bater os ovos e juntar o leite, juntar esta mistura à anterior e mexer bem. Reservar. Descascar as maçãs e cortá-las às meias luas, colocar por cima o sumo do limão, para não ficarem escuras (oxidarem ). Colocar as fatias de maçã no fundo de uma tarteira, polvilhar com canela e deitar com cuidado, o preparado reservado por cima . Colocar pedaçinhos de manteiga por cima e levar ao forno cerca de 30/40 minutos ou até as maçãs ficarem douradas e o palito sair seco. Retirar do forno e deixar arrefecer, de seguida desenformar e polvilhar com canela e servir morna ou fria. Nota: - A forma que usei era anti aderente e não precisei de barrar com manteiga. - A maçã vem ao de cima quando se coloca a massa, daí a ter que se colocar a massa devagar para não perder o efeito da disposição da maçã na tarteira.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ferias

Vou de férias, novamente, queimar calorias !!!!!!! ou ganhar mais algumas a ver vamos!!!!! Vou deixar os tachos de lado por uns tempos.......