Este foi o bolo escolhido para as 73 primaveras do meu pai . As velas foram de improviso, informando os presentes que uma equivalia a 70 e outra a 3 . Um bolo super bom, e ideal para bolos de aniversário, a receita base eu copiei algures !!!!, mas como não poderia deixar de ser, fiz algumas alterações.
Ficou um bolo grande, mesmo reduzindo a quantidade de ovos..
Mais uma vez, mal tive tempo para a foto, gosto sempre de tirar foto depois de partir os bolos para se ver como fica o interior....mas não deu tempo...
Ingredientes:
- 7 ovos (coloquei 6)
- peso dos ovos em açúcar
- metade do peso dos ovos em farinha trigo com fermento
- 1 colher chá de fermento
- 1 um pouco de sal (acrescentei)
- 1 colher de sopa de oleo girasol(acrescentei)
Bater as gemas com o açúcar até esbranquiçar .(bati com a batedeira electrica), depois envolver as claras batidas em castelo, de seguida a farinha e o fermento peneirados, envolvendo bem sem bater.
Untar uma forma (preferencia com aro amovível) e colocar o prepado, levar ao forno cerca de 45 minutos forno medio 150º.
Entretanto preparar o creme de Pasteleiro:
Ingredientes:
- 150 ml de leite
- 150 ml de água
- 1 ovo e 1 gema
- 100 grs de açúcar
- 40 grs farinha maizena
- 1 casca de limão
Juntar a farinha, o açúcar,o ovo inteiro e mais a gema de outro e mexer bem com uma vara de arames, reservar.
Levar ao lume a mistura do leite com a água e a casca de limão deixar ferver. Retirar a casca do limão e eixar arrefecer um pouco.
Juntar a massa reservada ao leite e mexer bem com a vara de arame, levar novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre.
Nota: o creme é insuficiente para barrar o bolo por fora, aconselho a duplicar os ingredientes, caso pretendam barra o exterior do bolo com este creme.
Como tal e a pedido da filha, fiz o creme de leite condensado para barrar o bolo:
Ingredientes:
- 1 dl de leite
- 1 colheres de sopa de maizena
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 gema
Misturar todos os ingredientes com uma vara de arames e levar ao lume a engrossar, de seguida barrar todo o bolo com este creme.
Nota: No caso de querer fazer o recheio tb com este creme deve dobrar as quantidades.
Depois do bolo cozido, desenformar e cortar o bolo na diagonal, salpicar uma das partes com licor de pessego ou outro licor e barrar a outra parte com o creme pasteleiro, sobrepor as 2 metades e barrar todo o bolo com o creme de leite condensado.