Translate

segunda-feira, 24 de março de 2008

Feijoada à Minha Moda


Lá em casa todos apreciamos uma bela feijoada, normalmente faço ao fim de semana
Foi portanto o prato eleito deste fim de semana
Ingredientes:

- Entrecosto
- Entremeada
- Chouriço
- 1 lata de feijão manteiga
- 1 lata de feijão preto (aberta por lapso) devia ser de feijão manteiga
- 1 couve lombarda cortada aos bocados
- 2 cenouras
- 1 molho de cheiros (salsa e coentros) picados
- 1 cebola picada
- 1 folha de louro
- 3 dentes de alho picados
- calda de tomate q.b.
- sal, piripiri q.b.
- vinho branco ( +- 2 dl)
Colocar num tacho a cebola as cenouras a salsa e os coentros a folha de louro, o chouriço e as carnes previamente temperadas com o sal e os alhos, a calda de tomate e o vinho branco.
Levar ao lume a cozer + - 10 minutos, ir acrescentando água ou vinho branco de modo a ficar com algum caldo, para cozer o lombardo.
Acrescentar o lombardo e deixar cozinhar até o lombardo estar cozido.
Por fim acrescentar o feijão rectificar os temperos (sal, piripi) e deixar apurar um pouco.
Nota: costumo acrescentar um pouco de aguardente e deixer ferver um pouco, ajuda a fazer a digestão.
Acompanhar com arroz branco e enchidos a gosto.

Doce de iogurte/leite condensado e natas

Aqui está um doce que fiz para aproveitar uns iogurtes que estavam quase a acabar o prazo
Ingrediente:
- Bolachas Maria q.b.
- café q.b.
- 2 iogurtes naturais açucarados
- 1/2 e lata de leite condensado cozido
- 1/2 lata de leite condensado por cozer
- 1 pacote de natas
Molhar as bolachas no café, colocar em várias taças, colocar iogurte , depois o leite condensado
e mais uma bolacha molhada em café, finalmente as natas batidas, enfeitar a gosto.
Servir frio.

terça-feira, 18 de março de 2008

Morangos com Chocolate Branco

uma ideia do blogue da Fifi mas com chocolate branco e espetados em fatias de ananás, um dos quais foi barrado depois com chocolate negro e o efeito foi este. Uma delicia

quinta-feira, 13 de março de 2008

Bolo de Natas e Pudim

















O Bolo do meu Aniversario




Ingredientes:
-4 ovos
- 1 + 1/2 chávena de açucar
- 2 chavenas de farinha com fermento
- 1 pudim de baunilha ou outro sabor
- 2 pacotes de natas
Bata as claras em castelo.
Bata as gemas com o açucar.
Junte o pudim e bata bem.
Junte as natas e a farinha e misture tudo bem.
Por fim junte as claras em castelo e incorpore com cuidado.
Leve ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Depois de cozido e frio cobrir com gelatina quase solidificada.
barrar com chantilly e decorar a gosto (gomas ou fruta)

quarta-feira, 12 de março de 2008

Paezinhos de Abóbora e côcô

Ingredientes:
- 1 kg de Farinha de trigo - 2 ovos - 30gr de fermento padeiro ou em po Fermipan - 1 chávena de açúcar - 1dl de óleo de milho - 1 pitada de sal - 400 gramas de abóbora cozida - água da cozedura da abóbora - 1 chávena de coco ralado
Calda: - 1 copo de leite - 1 chávena de coco ralado - 6 colheres de sopa de açúcar Cozinhe a abóbora em pouca água, e passe pelo espremedor de batatas, junte metade do coco ralado e reserve até ficar bem morninho. Misture à abóbora o restante dos ingredientes e vá colocando bem aos poucosa água da cozedura da abóbora até que a massa fique lisa e homogénea. Deixe crescer por 1 hora e modele os pãezinhos em forma de bolinhas e arrume-os numa forma untada um bem perto do outro, encostando-os. Deixe crescer mais uns 15 minutos, pincele com gema e coza em forno médio altoaté ficarem corados. Depois de cozidos faça uma calda com o leite, o açúcar e o coco ralado e despeje em cima dos pães ainda quentes.
Receita: "petiscos"

quarta-feira, 5 de março de 2008

Pãezinhos de maça e canela ou chocolate

Uns pãezinhos deliciosos para um lanche ou aniversário

Ingredientes: - 500gr de farinha de trigo - 2 colheres de sopa de fermento de padeiro ou Fermipan - Leite morno q.b. - 80gr de açúcar - 80gr de manteiga - 1 ovo batido - sal Misturar a farinha com o fermento, depois de dissolvido num pouco de leite morno, e o açúcar. Trabalhe a massa, tape e reserve por 15 minutos. Derreta a manteiga e junte à farinha, assim como o ovo batido, o sal e o leite se necessário. Trabalhe bem a massa, até que fique homogénea. Cubra e reserve por 1 hora num local aquecido. Recheio: - 500gr de maçã em pedacinhos ou chocolate - açúcar e canela Pincelar e polvilhar: - Manteiga - açúcar em pó Entretanto, depois desse tempo divida a massa em porções iguais. Estenda, cada pedaço, com o rolo de cozinha. Recheie com maçã em pedacinhos pequenos, açúcar e canela. Feche o circulo e forme uma bola. Disponha os pães, com a parte que fechou virada para baixo num tabuleiro polvilhado de farinha e deixe repousar mais 30 minutos. Pincele cada pão com manteiga derretida e leve ao forno pré-aquecido a 200º até ficarem dourados. Depois de prontos polvilhe com açúcar em pó. Dicas e Receita da Romy: 1º. Amasso os pães sempre à mão, pois também não tenho máquina 2º. O leite vou adicionando à farinha e amassando, consoante for a necessidade ou seja, posso usar 1dl/1,5dl ou mais, depende um pouco da farinha que usamos 3º. A manteiga é adicionada imediatamente a seguir a ser derretida ou seja, vai quente o ovo é adicionado à farinha antes de levar o líquido, ou seja, é misturado com as mãos e só depois de todos os ingredientes secos envolvidos é que se adiciona o leite, vai-se amassando e vendo a consistência da massa do pão. Também se pode fazer ao contrário, misturar todos os líquidos e no final adicionara farinha aos poucos, amassando sempre até obteres a consistência desejada. Nunca se deve misturar o ovo no final pois acontece muitas das vezes a massa ficar abetumada, não fica fofa como é devido ela ficar . Quanto ao açúcar em pó, polvilhar os pães ainda quentes com o açúcar ajuda a que ele se derreta um pouco e fique agarrado ao pão, mas cai sempre um pouco. Para esticar a massa, é sempre necessário polvilhá-la com farinha, pois caso contrário pega-se sempre à bancada, essa é uma das normas de se amassar pão nunca prescindir de polvilhar a bancada e massa antes de amassar .

Nuvens Escondidas

Ingredientes: -1 carteira de leite de creme - 6 ovos - 6dl de leite - 10 colheres de sopa de açucar - canela q/b - casca de limao Batem-se as claras em castelo e por cada clara adicione uma colher de sopa de açúcar. Colocar num pirex barrado com manteiga e leve ao forno à temperatura média até alourar ligeiramente. Prepare o leite de creme dissolvendo o conteudo de 1 carteira nas 6 gemas e num pouco de leite. Adicione 4 colheres de sopa de açucar. Levar o restante leite com uma casquinha de limao ao lume até levantar fervura. Junte a mistura do leite creme e as gemas e deixe ferver durante 1 minuto mexendo sempre. Deixe arrefecer e deite em cima das claras de seguida leve ao frigorifico, antes de desenformar. Servir fresco polvilhado com canela Fresquinho é muito bom e não é muito doce.

Bacalhau Esfarrapado

Uma receita muito leve e fácil de fazer, de bacalhau , ideal para aproveitar pão que começa a ficar fora de prazo.. Ingredientes para 4 pessoas - 400 g de bacalhau em posta (demolhado) - 100 g de Vaqueiro com Azeite - 1 cebola grande picada - 100 g de cenoura ralada - 5 dl de leite - 100 g de pão de forma - 4 claras - sal - pimenta - pão ralado Coza o bacalhau em água a ferver durante 10 minutos. Escorra, limpe de peles e espinha e faça-o em lascas. Leve a Vaqueiro com Azeite ao lume com a cebola e quando a cebola estiver transparente junte a cenoura ralada. Escalde o pão com o leite a ferver e desfaça-o com uma colher de pau. Adicione ao refogado e junte o bacalhau em lascas. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar sobre lume brando. Entretanto, bata as claras em castelo bem firme. Adicione-as ao preparado anterior, já fora do lume, e envolva suavemente. Deite tudo num tabuleiro untado e polvilhado com pão ralado. Leve a gratinar em forno moderado até a superfície estar dourada. Sugestão: Acompanhe com salada de alface.

Torta de Camarão

Ingredientes: - 600 gr camarão - 4 ovos; - 150g de farinha; - 1 c (sobremesa) de fremento em pó; - 3 dl de leite; - 1 cebola pequena picada; - 2 tomates; - 2 dentes de alho picados; - 0,5 dl de azeite; - 4 dl de molho bechamel; ou leite e farinha q.b. - 1 ramo de coentros picados; - Sal, pimenta e manteiga q.b.; Ligar o forno a 190º e unte um tabuleiro com manteiga. Cubrir com papel vegetal e unte-o novamente. Colocar o camarão numa panela de água com sal e leve a ferver durante uns 5 minutos. Retirar a água e reserve. Refogar a cebola e os alhos no azeite. Juntar o tomate pelado e picado e o pimento picado. Deixar refogar e juntar depois o preparado de marisco. Juntar os coentros, envolver o bechamel (ou polvilhar o refogado com farinha e juntar o leite), temperar a gosto. Bater as gemas com a farinha, o fermento e o leite, temperar com sal e pimenta, levantar as claras em castelo e envolver no preparado anterior. Verta-o no tabuleiro e leve ao forno por 10 minutos.
Retirar ainda quente e desenformar a massa sobre um pano polvilhado com pão ralado para não agarrar. Rechear com o refogado morno e enrolar a torta. Usar um tabuleiro 42/46.

Bolo de Canela

Bolo de Canela Ingredientes : - 2 chávenas de açucar - 50 g de canela - 2 chávenas farinha - 1 chávena de leite - 1 chávena óleo - 4 ovos Partem-se os ovos e separam-se as gemas das claras. Ás gemas junta-se o açúcar e a farinha e bate-se bem. Junta-se lentamente o leite, o óleo, a canela (e miolo de noz) Por fim juntam-se as claras em castelo. Coloca-se o preparado numa forma untada de margarina e polvilhada de farinha e leva-se a cozer a 180º durante mais ou menos 1 hora Nota : pode também acrescentar miolo de noz

Bolo de Maçã e Côcô

Ingredientes: - 6 ovos - 4 chávenas chá farinha - 3 chávenas chá maçã cortadas em cubos - 3 chávenas chá açucar - 1 chávena chá côco ralado - 1 chávena chá leite - 1 chávena chá óleo

Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe com farinha,reserve. Junte muito bem todos os ingredientes,adicionando por último as maçãs descascadas e cortadas em cubos. Deite o preparado no tabuleiro e leve a cozer, forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 min. Depois de cozido polvilhe abundantemente com côco, deixe arrefecer e corte em quadrados

Sonhos de Abóbora

Ingredientes:

-1,5 kg de abóbora

- sumo e raspa de 1 laranja

- 30g de fermento de padeiro( ou 1 saqueta de Fermipan)

-1 colher de sopa de açúcar

- 500g de farinha

- 4 ovos - 1 cálice aguardente (facultativo) - açúcar canela q.b.

Coza abóbora em água e sal e um pau de canela. Escorra e reduza a puré.Adicione ao puré e o fermento diluído com colher de açúcar , vá adicionando os restantes ingredientes deixando a farinha para o fim ,vá sempre mexendo a massa sovando-a com mão.Tape bem a massa e deixe-a levedar, mais ou menos 1 hora.Frite colheradas da massa com ajuda de uma colher, em óleo bem quente,deixe dourar e escorra sobre papel e passe-os em açúcar e canela.

Bolo de Chocolate com Cobertura (Micro Ondas)

Um bolo rápido e económico super delicioso.

Ingredientes: - 4 ovos - 1 chávena de farinha - 1 chávena de açucar - 1 chávena de oleo - 2 chávenas de chocolate em pó - 1 chávena de leite morno Misturar todos os ingredientes menos o leite, depois destes bem misturados, envolver o leite até ficar uniforme. Deitar sobre um pyrex e levar os micro-ondas 7,5 minutos na temperatura máxima(800W).

Torta De Abóbora
























Uma torta muito apreciada lá em casa

 Ingredientes:

- 800gr. abóbora cozida. (usei 400 gr)
- 500gr. açúcar (usei 250 gr de açúcar mascavado)
- 100gr. de miolo de noz (não usei)
- 5 ovos (usei 3 ovos)
- 05  colheres sopa de farinha trigo tipo 55 sem fermento (usei 3 colheres sopa)

Cozer a abóbora +/- 10minutos , escorrer e picar na 123. Colocar num recipiente, juntar depois o açúcar, as gemas,  as nozes a farinha e por fim as claras em castelo (só envolver).
Vai ao forno num tabuleiro untado com papel vegetal . Depois de pronta deitar em cima de papel vegetal polvilhado com açúcar e polvilhar com canela ou rechear com doce de ovos e enrolar.

Nota: Recheei com leite condensado e polvilhei com canela .


Abobora


Obrigada pela sua atenção volte sempre