Translate

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Arroz Integral Com Espinafres

Para quem dá preferência a produtos integrais e vegetais aqui deixo esta receita tirada do pacote do arroz Integral "Uncle Ben's ", do qual gostei imenso, a qual vou repetir Ingredientes para 2/3 pessoas : - 125 gr de arroz - 2 colheres sopa de azeite - 1 colher sopa de manteiga - 1 cebola picada - 2 dentes de alho esmagados - 200 g de espinafres congelados - 0,5 lt de água - 1 caldo de galinha - sal q.b. - 400 g queijo ricota (facultativo) - 50 g de caju tostado (facultativo) Aquecer a manteiga e o azeite numa frigideira e fritar a cebola e os alhos durante 5 minutos, até alourar, retirar os alhos. Juntar o arroz e a água previamente aquecida e com o caldo de galinha desfeito, levar ao lume, tapar e deixar ferver em lume brando durante 8 minutos, depois juntar os espinafres. tapar novamente e deixar ferver mais 3 a 5 minutos em lume brando, até absorver a toda a água. Misturar o queijo com o arroz, temperar com sal e pimenta e servir guarnecido com o caju tostado. Nota: Não usei o queijo ricota, usei uma pequena quantidade de queijo ralado mozarela, também não servi com o caju tostado.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Bacalhau à Gomes Sá

Uma receita muito conhecida, esta tem só mais um ingrediente (cenoura) e a menos dois (salsa picada e azeitonas).
Ingredientes:
- 3 postas de bacalhau demolhado
- batatas q.b.
- 2 cenouras
- 3 cebolas
- 3 ovos
- 4 dentes de alho
- azeite (quantidade generosa)
- sal e pimenta
Começar por, descascar , as batatas, as cenouras, as cebolas e os alhos, de seguida partir as batatas e as cenouras às rodelas.
Colocar um tacho com água ao lume, colocar os ovos, um pouco de sal, deixar ferver , juntar as cenouras e as batatas.
Entretanto, cortar as cebolas em 1/2 luas e picar os alhos, levar numa frigideira ao lume com bastante azeite (cerca de 3 dl), deixar a cebola refogar bem, mas sem ficar escura.
Assim que as batatas e as cenouras estejam cozidas, escorrer a água , para um recipiente onde já está o bacalhau , tapar o recipiente e deixar tapado durante 10 minutos, após o qual se tira as peles e as espinhas.
Juntar o bacalhau à cebola e temperar de sal e pimenta.
Colocar as batatas e a cenoura num pirex e deitar o preparado da cebola com o bacalhau, misturar bem. Levar ao forno a alourar um pouco
Descascar os ovos e cortar às rodelas e colocar por cima, depois de tirar o bacalhau forno.
Servir com azeitonas e salpicado de salsa.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Noodles Com Legumes e Peru

Esta receita foi inspirada neste blog com algumas alterações e omissões.
- 1 pacote 250 g de Noodles
- 300 g de bife de peru cortado em tiras
- 300 g de brócolos cortado em ramos pequenos
- 2 cenoura cortada em rodelas finas enviesadas
- 1 cebola média cortada em pétalas
- 1/2 lata de rebentos de soja
- 3/4 de coleres de sopa de molho de soja
- óleo de soja
- sal a gosto
- pimenta preta a gosto
Numa panela grande colocar bastante água cerca de 2 litros até ferver e um fio de azeite ou óleo de soja.
Temperar as tiras de carne com sal e pimenta
Numa panela wok colocar 2 colheres de sopa de óleo de soja e fritar as tiras de carne.
Deixar fritar bem até começar a dourar. Retire a carne da panela e reserve.
Na mesma panela wok que fritou a carne colocar 2 colheres de sopa de óleo de soja,
adicionar primeiro a cenoura e de seguida adicionar os brócolos e a cebola, mexer bem com uma espátula, adicionar ainda os rebentos de soja e de seguida molho de soja e a carne que estava reservada. Temperar com sal e pimenta. Mexer bem todos os ingredientes e reservar.
Enquanto os legumes cozem, a água da massa deve estar já a ferver, colocar os noodles e apagar o lume , deixar amolecer na água, durante 4 minutos.
Numa frigideira adicionar 3 colheres de sopa de óleo e deixar fritar um pouco os noodles até começarem a ficar dourados.
Adicionar os outros ingredientes que estavam reservados. Mexer bem com uma espátula para misturar todos os ingredientes. Servir bem quente.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Lombinhos de Porco em Massa Folhada Com Cogumelos

Esta Receita tirei de um blog , que prefiro não publicitar, pois é um blog que anda a copiar receitas e fotos de outros blogs, possívelmente esta é uma delas, de quem for que se acuse, fiz algumas alterações, umas propositadas, outras por engano.
Ingredientes :
- lombinhos de porco fatiados com 1 cm altura
- azeite
- 1 base de massa folhada (por engano usei massa quebrada)
- sal e pimenta q.b.
- 1 colher de sopa de molho inglês (usei 2)
- 100ml de vinho do porto (usei Brandy)
- 1 colher de sopa de vinho do porto
- 1 gema de ovo
- 100gr de cogumelos frescos ( usei 1 lata de conserva)
Começar por temperar os lombinhos com sal, pimenta, alho picado e vinho branco.
Deixar ficar assim de um dia para o outro(de preferência). Temperei na hora.
Levar depois um tacho ao lume com um pouco de azeite e selar os pedaços de carne, dos dois lados. Juntar a marinada e rectificar os temperos. Adicionar o Brandy e deixar cozinhar em lume brando.
A meio da cozedura da carne juntar os cogumelos laminados e deixar cozinhar mais um pouco tendo o cuidado de não deixar a carne seca.
Depois de pronto deixar a carne arrefecer e reservar o líquido e os cogumelos.
Liguar o forno a 200ºC. Dividir a massa folhada em pedaços iguais e embrulhar a carne fechando bem a massa. (Se a carne não estiver fria a massa em contacto com a carne quente não vai folhar e irá ficar crua).
Pincelar os folhadinhos com gema de ovo e levar ao forno já quente até dourar e folhar bem.
Servir os lombinhos com o molho de cogumelos e com arroz de cenoura.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Bacalhau Com Coentros e Molho Bechamel

Mais uma das mil e uma maneiras de fazer bacalhau, desta feita com coentros.
Ingredientes para 4/5 pessoas:
- 3 postas de bacalhau
- 6/8 batatas partidas aos palitos finos(palha) 2 cebolas partidas às meias luas
- 2 dentes alho picados
- 1 folha de louro
- 1 molho de coentros picados
- azeite, sal, pimenta q.b.
Molho Bechamel:
- 0,5 l de leite
- 0,5 l de água
- 1 pacote de natas
- 60 gr de manteiga
- 90 gr de farinha
- sal e pimenta q.b.
Começar por colocar o leite e a água num tacho e escaldar o bacalhau (aproveitar depois esta mistura da água com o leite para fazer o molho Bechamel), Retirar o bacalhau passados 5 minutos de a água e o leite começarem a ferver e reservar.
Descascar e partir as batatas aos palitos e fritas em óleo bem quente.
Fazer um refogado com as cebola e os alhos, acrescentar o bacalhau desfiado e logo de seguida os coentros picados deixe apurar um pouco, rectifique os temperos
Entretanto faça o molho bechamel , num tacho coloque a manteiga e deixar derreter sem queimar acrescente a farinha e mexa bem com uma colher de pau até ficar completamente dissolvida na manteiga, vá acrescentando a mistura da água e do leite de cozer o bacalhau e senão chegar a 1 k litro acrescente o que falta, em leite, mexendo agora com uma vara de arames, se notar que está a encaroçar, ligar a varinha mágica até desfazer os caroços.
Acrescente as natas e misture e deixar engrossar mais um pouco o molho.
Num pirex coloque um pouco de molho bechamel de seguida algumas batatas palha, mais uma camada de bechamel de seguida o preparado da cebola com o bacalhau e por fim as restantes batatas, deita o restante molho e envolva bem com um acolher de pau.
Alise o preparado e cobra com o restante molho Bechamel , leve ao forno a gratinar.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Empadão de Arroz

Para aproveitar uma sobra de arroz de cenoura e alho francês, considerável, resolvi fazer pela 1ª vez empadão de arroz com carne picada.
Ingredientes:
- Arroz q.b. (já cozinhado)
- 300 gr de carne picada de novilho
- 1 cebola picada
- 1 dente alho picado
- 1 folha de Louro
- 6 colheres de sopa de calda de tomate
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- 1/2 pacote de Bechamel q.b..
- queijo mosazarela q.b.
- 1 limão (sumo)
- vinho branco q.b.
Uma vez que já tinha arroz feito, considerável , mas achei que era pouco, resolvi cozer mais um
pouco, num tacho com bastante agua e um pouco de sal. durante 8 minutos, findos os quais escorri bem e juntei ao arroz que tinha.
Levei a cebola e o alho picados a dolha de louroao lume numa frigideira com um pouco de azeite , deixei apurar um pouco a cebola , de seguida juntei a carne picada e temperei com sal pimenta e o sumo do limão, mexendo sempre, até a carne se apresentar cozinhada.
Juntei por fim a polpa de tomate e um pouco de vinho branco e deixar cozinhar por mais algum tempo, juntei também um pouco de Bechamel. Retirar a folha de louro.
Barrei um pirex de ir ao forno com uma camada de molho Bechamel, depois uma camada de arroz,depois a carne , depois mais uma camada de arroz e por fim uma camada de queijo mozarela e finalmente uma camada de bechamel.
Levei ao forno a 180º cerca de 20 minutos a gratinar.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Torta de Maça Recheada com Lemon Curd

Receita vista aqui Ingredientes: - 1/2 chávena de sumo de limão (2 Limões) - raspa de 1 limão - 2 ovos - 3 gemas - 2 colheres sopa de leite - 1/3 de chávena de açúcar - 1/4 de colher chá de sal - 6 colheres de sopa de manteiga sem sal Bater todos os ingredientes até estarem ligados, excepto o sumo e a raspa do limão e a manteiga. Acrescente depois o sumo e a raspa e adicione a manteiga aos bocados. Levar a lume médio num tacho anti-aderente, mexendo sempre até a mistura ficar a cobrir as costas da colher( não deixar ferver). Depois de engrossar, colocar numa tigela e deixar arrefecer. Tape e leve ao frigorifico.
Esta receita foi uma das muitas que tirei do site dos petiscos e foi publicada pela Mónica, a receita era mais propriamente da sogra da Mónica, uma vez que ela até nem gostava de maçã.
Uma torta que fica sempre bem. Aprovada lá em casa por alguns, mais propriamente por mim.
Ingredientes:
- 5 ovos
- peso dos ovos em açúcar
- metade do peso em farinha
- 1 colher de chá de fermento pó Royal
- 2 Maçãs (qualquer espécie)
Forrar um tabuleiro com papel.
No fundo colocar as rodelas de maça.
Bater as claras em castelo e reservar.
Juntar todos os outros ingredientes
Juntar por fim as claras em castelo.
Barrar a forma com um pouco de manteiga, colocar uma folha de papel vegetal e logo em cima do papel colocar a maçã e a canela.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 15/20 minutos.
Desenformar, sobre uma folha de papel vegetal salpicada com açúcar, retirando o papel com algum cuidado, afim de tirar a maçã que fica agarrada ao papel, fica sempre bem, já que a maçã está meia desfeita.
Barrar a torta com o creme de Lemon Curd e enrolar.
Para quem gosta do sabor do lemon Curd é simplesmente uma maravilha.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Arroz de Polvo Malandrinho

Um arrozinho à maneira, mesmo para quem não aprecia arroz Ingredientes para 4 pessoas: - Polvo Congelado com cerca de 1,200 Kg - 2 colheres sopa vinagre - 1 cebolinha - alguns camarões congelados médios, de 8 - algumas delícias do mar, 6 - 1 cebola grande picada - 3 colheres de sopa de calda tomate ou 3/4 tomates pelados - 2 chávenas de arroz agulhado com a cebola - azeite q.b. - vinho branco q.b. - 1 caldo de marisco - coentros q.b. - piripiri e sala gosto Começar por cozer o polvo ainda congelado na panela de pressão com sal, a cebolinha e o vinagre, não precisa de colocar água, cerca de 15/20 minutos depois de começara a apitar. Retirar o polvo e partir aos bocados. Reservar a água. Num tacho com água e sal cozer o camarão cerca de 2/3 minutos. Retirar o camarão e descascar. Reservar. Passar esta água por um passador de rede e aproveitar para cozer o arroz , acrescentar mais água se necessário. (não deixar cozer muito o arroz), escorrer o arroz e reservara água e o arroz. Noutro tacho fazer um refogado com a cebola e a calda de tomate (ou tomate pelado), acrescentar o polvo partido e deixar apurar um pouco, acrescentar um pouco de vinho branco e deixar apurar. Acrescentar a água que ficou de cozer o polvo e a que ficou do arroz. Deixar apurar mais um pouco, acrescentar o camarão e os coentros, de seguida juntar o arroz e rectificar os temperos, deixar ferver um pouco. Por fim juntar as delicias do mar , partidas aos bocadinhos e servir de imediato.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Doce de Gelatina Pudins e Chantily

Este Doce foi uma invenção de ultima hora, possivelmente deve haver por aí algum igual, mas este foi feito sem receita à frente. Ingredientes: - Palitos La reine q.b. - 1 Embalagem de gelatina de pêssego - 1 Pudim Boca Doce de Caramelo - 1 Pudim Boca Doce Baunilha - 1 pacote de Natas - pêssego para decorar q.b. Começar por colocar os palitos no fundo de uma travessa. Fazer a gelatina conforme instruções da embalagem . Deitar a gelatina depois de pronta para cima dos palitos e levar ao frigorífico, até solidificar (fica quase toda absorvida pelos palitos, mas convém deixar repousar um pouco cerca de 1 hora). Fazer os pudins um de cada vez, conforme instruções da embalagem. Após fazer o 1 pudim deitar sobre os palitos e levar ao frigorífico cerca de 1/2 hora e colocar o outro por cima. Bater as natas com 2 colheres sopa de açúcar e umas gotas de limão. Cobrir o doce com o chantily e enfeitar com pedaços de pêssego. Servir frio

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Bolo De Maçã Com Recheio Cremoso

Esta receita fui buscá-la aqui , tinha algumas maças a precisar de despachar, e serviu de complemento para o aniversário da filhota. Para o creme: 30 g de farinha maisena 60 g de açúcar 2,5 dl de leite 1 casca de limão 40 g de Vaqueiro Para a massa: - 200 g de Vaqueiro (usei 150 gr de manteiga de outra marca) - 130 g de açúcar - 3 ovos - 180 g de farinha - 20 g de maisena - 1 colher de sobremesa de fermento em pó - 3 maçãs - canela em pó Ligar o forno a 180 °. Misturar a maisena com o açúcar, adicionar o leite e mexer com uma vara de arames até dissolver. Juntar a casca de limão e levar a engrossar durante 2 a 3 minutos na potência máxima do microondas, (levei a lume brando), mexendo sempre com a vara de arames, até engrossar. Adicionar a Vaqueiro ( manteiga) e mexer até derreter completamente. Retirar a casca de limão. Bater a Vaqueiro (manteiga pré- derretida no micro-ondas), cortada em pedaços com o açúcar, na batedeira eléctrica, até obter um creme liso e esbranquiçado. Juntar os ovos, um a um, sem parar de bater. Adicionar a farinha, a maisena e o fermento em pó e continuar a bater até obter uma massa lisa e homogénea. Espalhar metade desta massa numa forma de mola com 22 cm de diâmetro, previamente untada com Vaqueiro. Por cima espalhar o creme preparado e cobrir com a restante massa. Descascar e cortar as maçãs em fatias e dispor em círculo sobre a superfície da massa. Polvilhar com um pouco de açúcar e canela e levar a cozer no forno cerca de 50/60 minutos. Nota: tive alguma dificuldade em espalhar a massa e pareceu-me pouca para dividir, mas lá tentei ,e ficou aprovado este bolinho.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Bolo De Aniversario

Bolo dos anos da Filhota "14 anos"está uma mulherzinha, feitos a 9/01/2009.
A decoração parece a escrita dos miudos da primária, mas foi a minha primeira tentativa de escrever em bolos !!!!!!!...
Esta receita foi inspirada aqui e o creme das letras ( creme de leite condensado) aqui
Reduzi as quantidades quer do bolo quer dos cremes , para metade e usei manteiga em vez de óleo.
Ingredientes:
- 6 ovos;
- 1 iogurtes de morango com pedaços
- 125 gr de manteiga sem sal
- 3 medidas (do copo do iogurte) de farinha;
- 3 medidas (do copo do iogurte) de açúcar
Bater as gemas com o açúcar e juntar o iogurte (previamente batido) e o óleo.
Bater bem. Juntar a farinha aos poucos , mexendo sempre.
Por fim adicionar as claras batidas em castelo e envolver bem.
Levar ao forno pre-aquecido a 180ª cerca de 50/60 minutos.
Cobertura:
- 6 Gemas
- 6 Colheres (sopa) de açúcar
- 6 Colheres (sopa) de água
Levar ao lume a água com o açúcar até derreter. Bater as gemas à parte com uma vara de arames e juntar aos poucos ( devagar) o açúcar derretido.
Levar ao lume para engrossar.
Letras:
Creme de Leite Condensado:
- 1,5 dl de Leite
- 1 colher sopa de maizena
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 gema
Dissolver a maizena no leite, juntar o leite condensado e a gema e misturar tudo muito bem com uma vara de arames . Levar ao lume (brando), mexendo sempre. Deixar arregecer.
Barrar o bolo com o creme de ovos e deixar arrefecer.
Depois deitar o creme de leite condensado numa seringa de bico fino e tentar escrever.
Barrei o bolo dos lados, com o creme de doce de leite condensado.
O restante creme a filha comeu a colherada.
Nota: o bolo cresceu bem, mas depois baixou um bocadinho, mas ficou muito saboroso e não ficou nada maçudo. Para a próxima faço a receita original na integra (quantidades).

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Bolo de Carne Picada com Maçã e Cenoura

Mais uma maneira de fazer carne picada, receita daqui , com algumas alterações.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 400gr de carne de Porco picada
- 1 cebola picada
- 1 maçã ralada
- 1 cenoura ralada
- salsa picada
- pão ralado q.b.
- 1 ovo-
- 50 ml de leite
- 8 fatias de fiambre
- sal e pimenta q.b.
Numa tigela juntar a carne picada, com a cebola também picada, a maçã previamente descascada e ralada, a salsa, 3 colheres de sopa de pão ralado, sal e pimenta.Juntar depois ovo batido e o leite. Misturar muito bem toda a mistura.
Entretanto untar uma forma de bolo. Forrar a base e os lados com as fatias de fiambre, deixando as pontas para cima.
Deitar a mistura de carne para dentro da forma e pressionar a carne de modo a ficar uniforme por toda a forma.
Dobrar depois o fiambre sobre a carne. Cubrir com papel de alumínio e levar a forno previamente aquecido a 180ºC, durante 40 minutos.
Retirar do forno e deixe descansar um pouco antes de cortar em fatias.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Bolo de Nozes Natalicio

Olá voltei.... Um Bom ano para todos, cheio de saúde física e mental. Este Bolo foi feito para levar para sobremesa, do almoço de ano Novo, em casa dos meus compadres. Como gosto muito de nozes e tinha algumas já descascadas, resolvi experimentar, se bem que á mediada que ia fazendo iam surgindo algumas duvidas, mas aqui está ele, não deu para tirar foto ao interior. fica para uma próxima vez pois estou com ideias de o voltar a fazer. Visto aqui
Ingredientes da massa: - 3 claras de ovos.
- 3 gemas.
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 xícara de manteiga sem sal
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de chá de nozes
- 200 g de iogurte natural (usei 2 iogurtes naturais)
- 1 cacho de uvas Thompson (sem sementes) (não usei)
- algumas metades de nozes descascadas-
- 50 g de chocolate meio amargo para decoração( tb não usei)
Bater as claras em castelo e reservar no frigorifico
Bater as gemas,com o açúcar e a manteiga sem sal por 5 minutos em velocidade alta, até ficar esbranquiçado e cremoso.
Adicionar as nozes picadas, a farinha e o iogurte. Mexer com uma colher de pau misturar bem os ingredientes.
Adicionar o fermento em pó e misturar bem.
Adicionar as claras em castelo, que estavam reservadas, em movimentos lentos, debaixo para cima, envolvendo as claras, sem bater.
Colocar a massa numa forma redonda sem buraco untada com manteiga ( usei uma forma de fundo amovível) e com uma folha de papel manteiga. Não untar as bordas da assadeira, para o bolo crescer recto, sem fazer aquela "barriga" para cima ( o meu fez barriga para baixo).
e cresceu mais de um lado do que outro e ficou um pouco mal cozido)
Cozer em forno médio pré-aquecido por 50 minutos a 1 hora. Testare com um palito .
Cortar o bolo em 5 aros e reservar. ( o meu só deu para cortar em 3)
Para cortar fiz o seginte: com uma faca bem afiada dei um corte a toda a volta do bolo até mais menos a meio no sentido horizontal e depois com uma linha de costura cortei de um lado ao outro , e saiu direitinho. Preparo do recheio:
- Misturar 1 xícara de chantilly batido, Batiu 1 pacote de natas com 2 colhers de açúcar e umas gotas de limão
- 1 Kg de doce de leite (usei 1 lata de leite condensado cozido)
- 1 xícara de nozes picadas
- 1/2 saquinho de gelatina sem sabor incolor dissolvida em água quente.
(usei 3 folhas gelatina)
Montagem do bolo:
- Na mesma forma que foi cozido o bolo coloque um plástico grande.
Por cima dele coloque um aro de bolo. - Molhar o bolo com uma calda de sua preferência.
Eu utilizo para fazer a calda, 500 ml de água fervida, (usei 250 ml) 2 colheres de sopa de açúcar 3 colheres de sopa de conhaque (usei Brandy) - Dividir o recheio em 3 partes, aplique uma parte agora.
- Colocar mais um aro de bolo.
- Molhar mais uma vez com a calda
- Colocar mais uma camada de recheio.
- Colocar o ultimo aro de bolo, molhar mais uma vez.
- Adicionaro restante recheio e fechar o saco plástico por cima do bolo.
- Levar ao frigorifico no mínimo 3 horas.
- Depois dess tempo, desenforme o bolo e decore a seu gosto.
Eu Barrei com chantilly passei uma camada de chantilly, coloquei também algumas metades de nozes.
O Resultado final na minha opinião foi bom.

Obrigada pela sua atenção volte sempre