- 1 ovo batido
- 125 gr de manteiga amolecida cortada em pedacinhos
- 250 grs farinha de trigo (usei s/ fermento)
- 5 grs. sal fino
- 3 colheres de sopa de água fria
Recheio:
- 1 fatia grossa de fiambre de frango(receita original é peru)
- 3 tomates pelados e sem grainhas (rijos) (receita original é 125 grs tomate cereja)
- 1 cebola picada (fina)
- 2 fatias de bacon cortadas ás tiras finas
- 2 ovos
- 150 ml de natas light
- 1 colher de café de aafrão em pó
- 1 colher sopa de coentros picados (a receita original é de cebolinho picado)
- 50 grs de 3 queijos ralado
- 1 colher de sopa de pão ralado
Começar por preparar a massa quebrada.Peneirar a farinha para cima da bancada, previamente limpa. Fazer uma cavidade no meio e adicionar o ovo batido, bem como os pedaços de manteiga . Amassar um pouco e juntar 3 colheres de água fria aos poucos. Amassar o mais rapidamente possível para a massa não aquecer. Formar uma bola e embrulhar em película aderente. Reservar no frigorífico pelo menos durante 1 hora.
Estender a massa sobre a bancada previamente polvilhada com farinha, com um rolo estender a massa formando um disco. Forrar uma tarteita com papel vegetal e depois colocar a massa moldando- a à tarteira. Reservar no frigorífico.
Pre-aquecer o forno a 180º .
Cortar a fatia de fiambre em cubos pequenos e reservar.
Grelhar as tiras de bacon numa frigideira anti-aderente, em lume forte, juntar a cebola picada e cozinhar por 10 minutos, em lume brando, mexendo frequentemente.
Numa tigela grande, bater os ovos com as natas, adicionar o açafrão e os coentros (cebolinho), temperar com sal e pimenta . Envolver bem.
Retirar a tarteira do frigorifico e polvilhar a massa com o pão ralado, distribuir os cubos de fiambre e as metades de tomate por cima. Adicionar o preparado do bacon com a cebola.
Regar com a mistura dos ovos com as natas. Polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno cerca de 30/40 minutos a 180º.Retirar a quche do forno e deixar reousar durante 10/15 minutos ante de desenformar.
Nota: Achei pouca a quantidade do recheio para a massa, ou então deixei a massa fina. porque ainda me sobrou massa e a que fiz ficou baixinha.
Sem comentários:
Enviar um comentário