Translate

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Massa de Pizza Básica (com fermento)



Andava com vontade de fazer uma piza com uma massa com fermento, esta eu vi na SIC mulher no programa da Mafalda.
Fiz a massa pelo modo tradicional, mas para a proxima vou experimentar ma MFP.


Ingredientes para 4 bases de piza: 
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (tipo Fermipan) 
  • 1 colher de chá de açúcar 
  • 3 chávenas de agua morna 
  • 6 chávenas de farinha sem fermento 
  • 2 colheres de chá de sal fino  
  • Azeite para untar 
 Numa tigela pequena colocar o fermento, o açúcar e aágua, misturar bem.
Colocar  num lugar quente, tapar com um pano de cozinha e deixar ficar por 10 minutos ou até começar a aparecer bolhas na superfície. Isto significa que o fermento está a funcionar. 
Colocar a farinha e o sal numa tigela grande, fazer um buraco no meio. Deitar lá dentro a mistura do fermento e mexer com as mãos até formar uma massa, durante 5/6 minutos. Pode precisar dee um pouco mais de farinha. Pode fazer isto numa batedeira eléctrica com uma pá, batendo em velocidade media por 4 minutos e depois aumentando a velocidade para alta por 5 minutos ou até a massa começar a descolar da tigela.

- Amassar a massa numa superfície polvilhada com farinha, por 5/10 minutos ou até ficar uma massa macia e elástica. Se tiver usado uma batedeira só necessita de amassar por mais 2 minutos. Guardar a massa numa tigela grande limpa, untada com azeite. Tapar com o pano húmido e deixar descansar num lugar quente sem correntes de ar (guardar dentro do micro-ondas) por 30 minutos ou até ter duplicado em tamanho. (dependendo do calor da cozinha pode demorar mais tempo, guie-se pelo tamanho da massa em vez do tempo).
 Dividir a massa em quatro bolas de tamanho igual. Colocar numa superfície polvilhada com farinha (pode ser um tabuleiro, uma superfície de mármore, etc). Tapar com uma toalha de cozinha húmida (quase seca), durante 15 minutos.
Esticar com as mãos a massa de maneira a formar um circulo que vá caber no prato de alumínio próprio para pizzas ou então fazer a forma que desejar, se calhar uma forma redonda mais rústica ou um rectângulo. Cubra com os recheios á sua escolha, ou disponiveis no frigorifivco.

Recheio:

Molho de tomate com pedaços de bacon, fatias de bacon, cogumelos, milho, fiambre de peru e  queijo ralado muzarela.


Nota: fiz 3 pizas 1 redonda , 1 rectangular pequena , guardei a restante massa no frigorifico e no dia seguinte fiz uma familiar....

2 comentários:

Obrigada pela sua atenção volte sempre